Para viajar ou se mudar para alguns países, como os Estados Unidos, é preciso emitir uma documentação que autorize e legalize o direito do cidadão em se dirigir à outra nação. O nome desta documentação é visto, e pode ser solicitada em instituições governamentais vinculadas ao país em que o cidadão almeja viajar ou se mudar.
Para facilitar o processo na hora de tirar o visto, as organizações responsáveis pela emissão de vistos, conhecidas também como Consulados e Embaixadas, passaram a ser abertas em sedes situadas em diferentes partes do mundo, a fim de agilizar e facilitar a emissão das documentações.
Ou seja, se caso você mora no Brasil e deseja passar uma temporada nos Estados Unidos, não precisa se preocupar em viajar para o continente norte americano para ter acesso a essa documentação. Você pode realizar esse processo no próprio território brasileiro, especificamente nas regiões: Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.
Vale salientar que cada país possui suas próprias condições para receber turistas e habitantes estrangeiros, e que existem vistos para diferentes tipos de necessidade.
Para saber mais, continue a leitura:
Como tirar um visto? Principais tipos e diferenças entre si
1. Turista e Tratamento Médico
Este tipo de visto é direcionado às pessoas que almejam viajar para um determinado país, a fim de passar uma curta temporada, como uma viagem a lazer ou para tratamento médico. A depender da nação, não é necessário visto se caso o turista for ficar no território até 90 dias, mas em outros casos é preciso, independente se a viagem for curta ou não.
2. Trabalho
Este tipo de visto é direcionado às pessoas que vão realizar alguma atividade profissional e que foram contratadas por um cidadão do país que almejam se dirigir. Esse visto se aplica às necessidades de profissionais de áreas diversas como: cozinheiros, motoristas, babás, empregadas domésticas etc.
3. Intercâmbio
Este tipo de visto está relacionado a diferentes pretensões, principalmente relacionados às necessidades de estagiários, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, bolsistas e afins, que almejam se dirigir a uma determinada nação para realizar estudos e demais trabalhos acadêmicos.
Ademais, esse tipo de visto também é direcionado para intercambistas de verão (intercâmbios que costumam durar cerca de semanas ou poucos meses), médicos e intercambistas e au pairs.
4. Estudantes
Este tipo de visto é direcionado para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior e para cursos de idiomas. Ao contrário do visto para intercâmbio, esta documentação refere-se a pretensões voltadas especificamente à experiência estudantil.
Além desses tipos de vistos há outros, como aqueles direcionados a profissionais que precisam se dirigir a uma determinada nação, com o objetivo de participar de um evento, e aqueles direcionados a pessoas que precisam realizar uma escala e passar por um determinado país, a fim de chegar ao destino almejado.
Processo para solicitação de documentação
Entre as documentações solicitadas para tirar o visto estão: passaporte, RG, CPF, comprovante de residência, contracheque, certidão de casamento (se tiver), carteira de trabalho e extratos bancários.
Além da documentação, os Consulados e Embaixadas costumam realizar entrevistas, a fim de conhecer melhor a pessoa que irá se dirigir à sua nação.
Dicas para quem vai tirar o primeiro visto
- Definir o motivo que o leva ao local de destino, a fim de emitir o visto correto.
- Organizar toda a documentação necessária. Se possível, contratar o serviço de seguro saúde e levar no dia da apresentação da documentação.
- Se preparar para a entrevista. Durante esse momento, é importante deixar clara as motivações que o levam até o país que almeja se dirigir, e, claro, informar o tempo que deseja ficar no local, bem como a quantia de dinheiro que está levando para se manter e o endereço de sua estadia. Se tiver documentos que comprovem as informações ditas, como as passagens aéreas, comprovante de reserva do hotel e extratos bancários, é interessante levar.
Essas informações foram úteis para você? Conta para a gente por meio dos comentários, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com quem está com dúvidas sobre como emitir um visto.